Notas Adornianas Sobre Música: Uma análise teórica sobre a atualidade deste autor para os estudos em Comunicação e Música

Lumina

Endereço:
FACOM - Universidade Federal de Juiz de ForaRua Professor Lourenço Kelmer, s/nCampus Martelos
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina
Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Notas Adornianas Sobre Música: Uma análise teórica sobre a atualidade deste autor para os estudos em Comunicação e Música

Ano: 2017 | Volume: 11 | Número: 3
Autores: Pablo Laignier
Autor Correspondente: P. Laignier | [email protected]

Palavras-chave: comunicação; música; teoria da comunicação; theodor w.adorno; indústria cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Componente de um projeto de pesquisa mais amplo, que busca identificar e analisar os escritos sobre música contidos na obra de autores considerados clássicos no campo da comunicação social, o objetivo deste trabalho é operar uma síntese dos principais escritos sobre música na obra de Theodor W. Adorno.Através de uma análise teórica da obra deste expoente da Escola de Frankfurt, este artigo procura apontar em que medida este autor pode ser utilizado como ferramenta teórica na análise dos processos musicais contemporâneos. O artigo é composto por uma seção que contextualiza historicamente o pensamento adorniano; a segunda seção aborda os principais textos do autor sobre música, com ênfase em Sobre Música popular; a terceira seção aborda a atualidade do pensamento adorniano.



Resumo Inglês:

Composing a wider research project that intend to identify and then make an analysis of the writings about music contained in the works of authors considered classics in the field of media, the aim of this work is a synthesis of the main writings on music in the work of Theodor w. Adorno. Through a theoretical analysis of the work of this exponent of the Frankfurt School, this article seeks to point out the extent to which this author can be used as a theoretical tool in the analysis of the contemporary musical processes. The article is composed of a first section that contextualizes the adornian thinking from a historical point of view; the second section discusses the main author's texts about music, with an emphasis on the text titled On popular music; the third section discusses the actuality of Adorno‟s writings about music.