O catolicismo popular brasileiro apresenta diferenças sensíveis do catolicismo romano ortodoxo. Na década de 1940, um Bispo católico brasileiro, D. Carlos Duarte da Costa, toma a frente dos movimentos por uma igreja católica nacional e cria a Igreja Católica Apostólica Brasileira, que assume uma doutrina mais aberta em relação a doutrina católica romana. Com o lema Igreja Livre no Estado Livre, a igreja fundada pelo clérigo procurou ser a alternativa nacional para os descontentes com a romanização da Igreja Católica Romana. Este artigo buscará apresentar o contexto em que se deu a ruptura e as influências que a nova igreja recebeu, tanto do catolicismo popular, como de outras religiões, como o protestantismo, o espiritismo e mesmo as religiões afro-brasileiras, por meio da análise do periódico “A Luta”, publicado como órgão oficial da nova igreja desde a sua fundação em 1945, até meados da década de 1960.
The Brazilian popular Catholicism differs significantly from orthodox Roman Catholicism. In the 1940s, a Brazilian Catholic Bishop, Carlos Duarte Costa, takes forward the movement for a national Catholic Church and creates the Brazilian Catholic Apostolic Church, which assumes a more open doctrine in relation to Roman Catholic doctrine. With the motto Free Church in the Free State, the church founded by cleric sought to be the national alternative to unhappy with the Romanization of the Roman Catholic Church. This article will seek to provide the context in which they gave the break and the influences that the new church received both popular Catholicism, like other religions, like Protestantism, spiritualism and even the african-Brazilian religions, through the analysis of journal "the Fight", published as the official organ of the new church since its founding in 1945 until the mid-1960s.