Nesta pesquisa artística, argumento que uma série de práticas artísticas são
capazes de abordar problemáticas relevantes especificamente em nosso material ambiente
urbano. Em particular, intervenções conceituais ou performances não teatrais, que são, na
maioria das vezes, atividades do cotidiano mundano que requerem transformações através da
mídia se almejam serem compreendidas enquanto arte. Ainda, como a memória humana é
suscetível, a mídia é também necessária para fornecer provas das ações para arquivos ou
exibições, ou simplesmente como uma lembrança da obra de arte em si. A mídia baseada em
lentes, tais como a fotografia e a gravação de vídeo, são na maioria dos casos a forma ideal de
documentação e distribuição, enquanto a real performance é transferida para outro gênero de
práticas artísticas e dissociada da experiência imediata do momento. Este artigo apresenta o
trabalho duradouro do alter ego da autora, The Urban Beautician, e define suas ações e as
documentações do trabalho no cenário artístico e conceitual da performance. Uma avaliação
assídua de sua ascendência artística é dada e um catálogo dos seus esforços, categorizados
por assuntos diversos, são organizados para isolar os temas e conectar os tópicos.
In this artistic research, I argue that a range of artistic practices is capable of addressing relevant issues in our material, specifically our urban, environment. In particular, conceptual interventions or non-theatrical performances, which are in most cases mundane everyday activities that require transformation through media to be understood as art. Yet, as human memory is susceptible, media is also required to provide proof of the action for archives or exhibitions, or simply as a memento of the artwork itself. Lens-based media, such as photography and video-recording, are in most cases the ideal form of documentation and distribution, while the actual performance is transferred to another genre of artistic practice and dissociated from the immediate experience of the moment.This paper introduces the enduring work of the author’s alter ego, The Urban Beautician, and defines her actions and documentation of this work within the framework of the conceptual and performance art scene. An assiduous assessment of her artistic ancestry is given and a catalogue of her endeavours, categorised by diverse subjects, arranged to isolate the themes and to connect the topics.