AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÚSICA POPULAR ATRAVÉS DO CONTO MACHADIANO: “UM HOMEM CÉLEBRE”, NUMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DO DIALOGISMO.

SEMIOSES: INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Endereço:
Avenida Paris - 72 - Bonsucesso
Rio de Janeiro / RJ
21041020
Site: http://revistas.unisuam.edu.br/index.php/semioses
Telefone: (21) 3882-9797
ISSN: 1981-996X
Editor Chefe: KÁTIA ELIANE SANTOS AVELAR
Início Publicação: 30/03/2007
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÚSICA POPULAR ATRAVÉS DO CONTO MACHADIANO: “UM HOMEM CÉLEBRE”, NUMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DO DIALOGISMO.

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: João Paulo Carneiro
Autor Correspondente: João Paulo Carneiro | [email protected]

Palavras-chave: Música Popular, Diversidade, Questões Étnico-raciais, Dialogismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe a discussão dos aspectos histórico-sociais da música popular no conto machadiano: “Um Homem Célebre”, numa perspectiva teórico-metodológica do dialogismo bakhtiniano, que considera a interação como elemento da base da linguagem, articulando em contextos históricos, sociais e culturais, permitindo assim, refletir sobre as questões étnico-raciais.



Resumo Inglês:

This article proposes the discussion of the historical and social aspects of popular music in Machado's tale: "A Celebrated Man" in a theoretical and methodological perspective of Bakhtin's dialogism, which considers the interaction as the language base element, linking in historical, social contexts and cultural, thus, reflect on the ethnic and racial issues.