O presente artigo pretende investigar as aproximações entre o espetáculo “Estremeço” (2012), desenvolvido em Porto Alegre/RS pela Cia. Stravaganza, e suas relações formais e éticas acerca do Teatro épico disseminado por Bertolt Brecht. Tal espetáculo foi criado a partir da escritura cênica “Je Tremble”, escrita pelo dramaturgo francês Jöel Pommerat, em 2007, e configura-se como a primeira montagem deste texto no Brasil. Tomo com principal estofo teórico a análise sobre Brecht proposta por Walter Benjamin em dois de seus textos “Que é teatro épico” e “O autor como produtor”, ensaios produzidos na década de 1930. Esta pesquisa tende a traçar as aproximações e distanciamentos da estética brechtiana em contraponto com a atualidade do espetáculo contemporâneo em questão. Para tanto, além das reflexões de Benjamin e pensadores contemporâneos, foram elencados procedimentos utilizados no processo criativo do espetáculo e algumas aspirações da direção, conhecidas principalmente através do relato da diretora do espetá- culo Camila Bauer. Uma das conclusões a que chego, é que há mais indícios de proximidade do que de afastamento entre as teorias de Brecht e a montagem do espetáculo em questão.
The present paper intends to investigate the connections between the play “Estremeço” (2012), arranged in Porto Alegre/ RS by Cia. Stravaganza, and its formal and ethical relations to Bertolt Brecht’s epic theatre. Such play was created based on another entitled “Je Tremble”, written by the french playwright Jöel Pommerat in 2007, which is the first time the play was performed in Brazil. I will mainly analyse Brecht’s work by Walter Benjamin’s proposal in “What is Epic Theatre?” and “The author as producer”, both essays written during the 30’s. This research intends to clarify the connections and the distances between Brecht’s aesthetic and the contemporanity aspect of the play in question. For such, besides Benjamin’s thoughts and other contemporary writers, some procedures used during the creative process were selected, as well as some of the direction aspirations, known because of Camila Bauer’s - the play’s director - report. One of the conclusions that I perceive is that there are more connections than distances between Brecht’s theory and the play.