Este texto busca estabelecer o referencial teórico de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe e financiada pela Fapitec e pelo CNPq. Seu objetivo foi investigar o modo como o processo de circulação, recepção e apropriação do rock no Brasil, ao alcançar, na década de 1980, o espaço cultural do mainstream, mantendo, todavia, em algumas de suas manifestações, como o punk rock, o caráter de cultura marginal ou periférica, provocou a construção de novas identidades culturais ao mesmo tempo transgressoras e cooptadas. Nesse sentido, a pesquisa tentou compreender a massificação do rock como um processo que, embora pudesse ser concebido como resultado de uma política cultural da diferença, deslocando, ao conquistar seu espaço, as diposições de poder da política cultural do Estado e das grandes corporações midiáticas, pagou obrigatoriamente o preço da cooptação, substituindo a invisibilidade por uma visibilidade regulada e segregada, tanto do ponto de vista econômico quanto étnico e cultural, o que fez com que o “roqueiro” fosse ao mesmo tempo um rebelde e um alienado.
Palavras-chave: cultura de língua inglesa; identidade cultural; rock.
This text searches to establish the theoretical background of a research of Scientific Initiation which is being developed at the Universidade Federal de Sergipe and is supported by Fapitec and CNPq. It aims to investigate the way how the process of circulation, reception and and apropriation of rock music in Brazil, when it reaches, during the eighties, the cultural space of the mainstream, keeping, however, in some of its manifestations, such as the punk rock, the character of a marginal or peripheral culture, provoked the construction of new cultural identities, transgressive and alienated at the same time. In this sense, this research tried to comprehend the massification of rock music in Brazil as a process which, although it could be conceived as a result of a cultural politics of difference, dislocating, when it reaches its space, the power relations of the cultural politics of the State and of the great mediatic corporations, paid necessarily the price of cooptation, substituting its invisibility for a regulated and segregated visibility, both economically; ethnically and culturally, what makes the Brazilian rocker a rebel and an alienated person at the same time.
Keywords: English culture; English language culture; cultural identity; rock music.