Beija-flor e Rosa-choque: Arte com Sabor de Fruta Mordida

Cadernos do Tempo Presente

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São Cristóvão / SE
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Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Beija-flor e Rosa-choque: Arte com Sabor de Fruta Mordida

Ano: 2010 | Volume: 0 | Número: 2
Autores: Jussara Bittencourt de Sá
Autor Correspondente: Jussara Bittencourt de Sá | [email protected]

Palavras-chave: Música, Migração, Cazuza, Rita Lee.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, pretende-se trazer à cena algumas reflexões sobre as interfaces da linguagem das artes. Partiu-se do pressuposto de que, sempre constante na vida do homem, as artes representam seus tempos, sentimentos subjetivos e universais. Tanto a palavra, como o ritmos, a melodias e a imagem podem provocar o gosto e/ou a contestação. Ao estudar com mais especificidade os deslocamentos e diálogos destas artes, lança-se o olhar a Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, e Rita Lee. O objetivo é analisar algumas similitudes entre os artistas, bem como as influências, interferências e migrações de poetas em suas obras. Evidencia-se como a linguagem da arte de Cazuza e Rita Lee consegue, em versos e imagens, provocar, contestar e resgatar elementos culturais. A opção desta investigação deu-se por considerar a importância dos artistas e de suas obras, também, pelas interfaces temporais e identitárias que promovem com literatos de diferentes lugares. Cazuza e Rita Lee apresentam cenário musical no qual se presenciou/ presencia-se o transitar de mitos e pensadores, artistas como Rimbaud, Clarice Lispector, Fernando Pessoa. Conclui-se que pensar sobre as linguagens das artes é migrar sinestesicamente pelo aroma de sentimentos com cores e sabores instigantes e atuais.

Palavras-chave: música, migração, Cazuza, Rita Lee.



Resumo Inglês:

In this article, some reflections about the interfaces in the arts language are highlighted. It was supposed that the arts represent the man time, subjective and universal feelings constantly. Both the word, as the rhythms, melodies and image can cause the like and/or the contestation.

By studying the movement and dialogues of these arts, Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza and Rita Lee are focused. The objective is to analyze some similarities between the artists, as well as the influences, interferences and migrations of the poets in their works. The way that the language of Cazuza and Rita Lee arts in verses and images can provoke, contest and rescue cultural elements in verses and images are highlighted. The choice of this investigation relies on the importance of the artists and their works, as well as, the temporal and identifiable interfaces between artists from different places. Cazuza and Rita Lee present musical scenario in which you could/can notice the movement of myths and thinkers, artists like Rimbaud, Clarice Lispector, and Fernando Pessoa. It is concluded that thinking about the language of arts is to migrate into a synesthesic way by the aroma of feelings with instigating and current colors and flavors.

Keywords: music, migration, Cazuza, Rita Lee.