Este artigo tem como objetivo discutir de maneira epistemológica a Educação Indígena e Movimentos Sociais na Contemporaneidade, analisando os aportes teóricos da Sociologia e Filosofia da Educação que lhe dão suporte, relacionando-os às concepções de identidade de Hall (2006), de Linguagem e Discurso em Lyotard (2008), Derrida (2010, 2011), Coulon (2007) e Foucault (2002, 2007, 2010a,), tendo como paradigma a Pedagogia Crítica de Giroux & Mclaren (1999, 2001, 2009). Objetiva-se discutir as possibilidades de co-construção de uma consciência crítica e situada por meio do seu próprio discurso e de suas ações sociais. Utiliza-se a Etnometodologia Macedo (2000, 2010, 2012) e Garfinkel (1967). Visa-se, por fim, discutir as experiências da chamada alteridade positiva e de uma educação que contribua (em método, currículo e políticas) para as práticas e respostas ante os anseios da comunidade em questão. Palavras-chave: Movimentos Sociais, Educação Indígena, Ecologia Humana, Contemporaneidade.
This article aims to discuss the epistemological way Indigenous Education and Social Movements in Contemporary, analyzing the theoretical contributions of sociology and philosophy of education that support it, relating it to the concepts of identity Hall (2006), Language and Speech in Lyotard (2008), Derrida (2010, 2011), Coulon (2007) and Foucault (2002, 2007, 2010a,), with the paradigm of Critical Pedagogy Giroux & McLaren (1999, 2001, 2009). Aims to co-build a critical awareness and located through its own discourse and social action. We use the Ethnomethodology Macedo (2000, 2010, 2012) and Garfinkel (1967). The aim is, to finally, discuss the experiences of the call positively otherness and an education that contributes (in method, curriculum and policies) for practices and responses against the wishes of the community in question. Keyword: Social Movements. Indigenous Education. Human Ecology. Contemporary.