Sexualidades, Cuerpos e Histórias de Amor en la Música Romântica: Configuración de Identidades de Gênero en un Clube de Fans de Ricardo Ajona

Cadernos do Tempo Presente

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São Cristóvão / SE
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Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Sexualidades, Cuerpos e Histórias de Amor en la Música Romântica: Configuración de Identidades de Gênero en un Clube de Fans de Ricardo Ajona

Ano: 2010 | Volume: 0 | Número: 1
Autores: C, Spataro
Autor Correspondente: C, Spataro | [email protected]

Palavras-chave: música, gênero, identidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Entendendo as identidades com um processo que tem lugar em âmbitos históricos específicos (Hall, 2003) – que hoje estão fortemente marcadas pelas lógicas das indústrias culturais –; o presente trabalho se propõe indagar sobre o papel do consumo da música na configuração das identidades de gênero. Para isso focalizaremos nas práticas e representações que se constroem em torno do consumo da música romântica, especificamente da produção musical de Ricardo Arjona. A escolha deste objeto não é por acaso: suas letras falam de corpos e sexualidades construindo sentidos sobre feminilidade, masculinidade e relações possíveis entre os gêneros. Contudo, o problema do vínculo entre música e identidade não é de que maneira a música expressa e reflete identidades previamente construídas; mas, como os sujeitos, posicionados em determinados espaços, dão sentido as interpretações musicais, incorporando-as nas tramas de suas vidas e utilizando-as para a definição de seu próprio gênero. É por isso que este trabalho realizara uma análise em dois planos: a figura de Ricardo Arjona enquanto produto da indústria cultural e, simultaneamente, o conjunto de significados que a partir dele são incorporadas ao fã-clube oficial do artista em Buenos Aires.

Palavras-chave: música, gênero, identidade.



Resumo Espanhol:

Entendiendo a las identidades como un proceso que tiene lugar en ámbitos históricos específicos (Hall, 2003) - que hoy están fuertemente marcadas por las lógicas de las industrias culturales - ; el presente trabajo se propone indagar sobre el papel del consumo de música en la configuración de las identidades de género. Para ello haremos foco en las prácticas y representaciones que se construyen alrededor del consumo de música romántica, específicamente de la producción musical de Ricardo Arjona. La elección de éste objeto no es azarosa: sus letras hablan de cuerpos y sexualidades construyendo sentidos sobre feminidad, masculinidad y relaciones posibles entre los géneros. Ahora bien, el problema del vínculo entre música e identidad no es de qué manera la música expresa o refleja identidades previamente construidas; sino cómo los sujetos, posicionados en determinados espacios, dan sentido a las interpelaciones musicales, incorporándolas a las tramas de sus vidas y utilizándolas para la definición de su yo generizado. Es por ello que este trabajo realizará un análisis en dos planos: de la figura de Ricardo Arjona en tanto producto de la industria cultural y, simultáneamente, de la trama de sentidos que a partir de éste se construyen en el club de fans oficial del artista en Bs As.

Palabras clave: Música, Gênero, Identidade.