A escrita de Carlos Gomes para a seção dos metais de Salvator Rosa

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A escrita de Carlos Gomes para a seção dos metais de Salvator Rosa

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond
Autor Correspondente: Isaac William Kerr | [email protected]

Palavras-chave: instrumentação e orquestração, musicologia, Antônio Carlos Gomes, ópera

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Após retumbante sucesso de Il Guarany e a polêmica gerada por sua ousada Fosca, Antônio Carlos Gomes, agora bem experimentado em dois modelos distintos, a tradição da primeira e a inovação da segunda, termina por colocar nos palcos seu Salvator Rosa (1874), valendo-se de procedimentos bem comuns de estrutura e composição musical. Apesar desse retorno às convenções, percebemos maior liberdade de escrita do compositor campineiro à seção dos metais, atribuindo-lhes funções pouco comuns para a antiga escola do melodrama. Primeiramente elucidando a função dos metais nas orquestras de teatro a partir dos principais tratados de instrumentação e orquestração estudados na Itália em finais da primeira metade do século XIX, o trabalho também busca apresentar o cimbasso – termo comum nas obras de Gomes e representante da tessitura grave dos metais em sua orquestra. Utilizando como metodologia a análise de tratados de instrumentação, orquestração e textos da Gazetta Musciale de Milano, o trabalho contextualiza a tradição instrumental acionada por Gomes para composição de seu Salvator Rosa, ao mesmo tempo que apresenta um modo de escrita eloquente para a seção dos metais, aproximando o aparato instrumental daquele costumeiro vocal. Devido a discrepância das edições encontradas, o manuscrito autógrafo do compositor foi a principal fonte consultada.



Resumo Inglês:

After resounding success of Il Guarany and the controversies generated by his audacious Fosca, Antônio Carlos Gomes, now well experienced in two different models, the grand opera tradition in the former and the inovation in the latter, puts on the stage his Salvator Rosa (1874), using standard procedures of structure and musical composition. Despite this return to the conventions, we see greater freedom of writing to the brass’ section from the composer, giving them unusual roles for the old school melodramma. First elucidating the role of brass in theater orchestras from the main treatises of instrumentation and orchestration studied in Italy at the end of the first half of the nineteenth century, the work also aims to present the cimbasso – common term in the works of Gomes and representative of the low range of the brass instruments in his orchestra. Using as methodology the analysis of treatises of instrumentation, orchestration and texts of the Gazetta Musicale di Milano, the work contextualizes the instrumental tradition operated by Gomes to the composition of his Salvator Rosa at the same time presenting an eloquent writing mode for the section of the brass, approaching the instrumental apparatus that vocal usual. Because of the discrepancy of the editions found, the scanned original manuscript of the opera was the main source consulted.