O presente artigo tem como proposta discorrer sobre sete casos de denúncias referentes à prática de benzedura encontrados nos Cadernos de Promotor do Tribunal Inquisitorial de Lisboa disponíveis no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, procuramos compreender o sincretismo e as religiosidades encontrados nas práticas de cura durante o período colonial na capitania mineira durante os setecentos. A colonização permitiu um fluente trânsito cultural garantindo que as religiosidades, as práticas mágicas e de cura se desenvolvem nesse meio, mesmo sob a forte influência da Inquisição portuguesa exercida através das visitas eclesiásticas e diocesanas, e atuação das redes de comissários e familiares. A busca pela cura dos males do corpo e alma, através de práticas sincréticas visava atender as necessidades diárias e os perigos comuns do cotidiano colonial.RESUMO: O presente artigo tem como proposta discorrer sobre sete casos de denúncias referentes à prática de benzedura encontrados nos Cadernos de Promotor do Tribunal Inquisitorial de Lisboa disponíveis no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, procuramos compreender o sincretismo e as religiosidades encontrados nas práticas de cura durante o período colonial na capitania mineira durante os setecentos. A colonização permitiu um fluente trânsito cultural garantindo que as religiosidades, as práticas mágicas e de cura se desenvolvem nesse meio, mesmo sob a forte influência da Inquisição portuguesa exercida através das visitas eclesiásticas e diocesanas, e atuação das redes de comissários e familiares. A busca pela cura dos males do corpo e alma, através de práticas sincréticas visava atender as necessidades diárias e os perigos comuns do cotidiano colonial.