Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman

Ano: 2019 | Volume: 0 | Número: 44
Autores: Carrera. Fernanda Ariane Silva, Polivanov. Beatriz Brandão
Autor Correspondente: Polivanov. Beatriz Brandão | [email protected]

Palavras-chave: rupturas performáticas, sites de redes sociais, Goffman

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Uma série de estudos tem se dedicado a investigar os processos de "representação" dos sujeitos em sites de redes sociais. Boa parte deles se apoia nos preceitos da perspectiva dramatúrgica de Goffman para tal, focando-se em como os atores sociais constroem "fachadas" de si nesses ambientes de modo, em geral, a manter uma "coerência expressiva" entre seus selves on e off-line. Contudo, propomos, neste trabalho, olhar para os momentos de rupturas performáticas, isto é, quando as intencionalidades dos atores não são cumpridas, causando efeitos inesperados. Argumentamos, junto à análise exploratória de dois casos, que, por um lado, pouco tem se discutido sobre tais rupturas e, por outro, que à perspectiva goffmaniana devem ser acrescentadas bases teóricas outras e mais contemporâneas que nos permitam: a) entender as especificidades dos ambientes digitais e b) tratar os diversos actantes envolvidos, humanos e não humanos, enquanto mediadores fundamentais nessas dinâmicas.



Resumo Inglês:

A handful of studies has been dedicated to investigate the processes of self-presentation in social network sites. A large number of them is based on Goffman's dramaturgical perspective, focusing on how social actors build their "front" in these environments in order, in most of the cases, to keep the "expressive coherence" between their on and offline selves. However, we suggest in this paper we should look at the moments of performatic ruptures, that is, when the actors' intentions are not fulfilled, causing unexpected effects. We argue - combined with an exploratory analysis of two illustrative cases - that, on one side, little attention has been paid to such ruptures and, on the other side, that to Goffman's perspective more contemporary theoretical background should be added in order to allow us to: a) understand the specificities of digital environments, and b) deal with several actants, humans and nonhumans, which are involved in these dynamics as fundamental mediators.