Neste trabalho objetivamos apresentar um relato de experiência sobre o projeto de extensão “vamos vadiar: capoeira no campus”, edição de 2017, na Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca, com duração de sete meses. O projeto buscou dialogar com a comunidade acadêmica e escolar sobre as nuances da capoeira, entendendo a história e trabalhando seus movimentos. Tal iniciativa teve o intuito de fomentar e divulgar a cultura brasileira através das manifestações culturais ligadas à capoeira, fazendo com que a comunidade acadêmica entenda os processos sócio-históricos ligados à capoeira, arte, cultura e dança brasileiras, e também a prática de uma atividade física lúdica, como é o caso da capoeira. A teoria que embasou o projeto esteve ligada à Nova História Cultural, presentes obras de autores como: Carlo Ginszburg, Michel de Certeau, Nobert Elias, assim como a Pedagogia histórico crítica, representada por Dermeval Saviani. A metodologia do projeto se deu por meio de aulas expositivas, contando também com diálogos, como forma de aproveitar e incentivar o conhecimento dos alunos. Além disso, ocorreram oficinas de práticas corporais, rodas de leitura e de música.
In this paper, we present an experience report about the extension project "Let's Vandalize: Capoeira on Campus", edition of 2017, at the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca, lasting seven months. The project sought to dialogue with the academic and school community about the nuances of capoeira, understanding the story and working their movements. This initiative was aimed at promoting and disseminating Brazilian culture through the cultural manifestations related to capoeira, making the academic community understand the socio-historical processes related to Brazilian capoeira, art, culture and dance, as well as the practice of an activity physical activity, such as capoeira. The theory behind the project was linked to the New Cultural History, present works by authors such as Carlo Ginszburg, Michel de Certeau, Nobert Elias, as well as critical historical Pedagogy, represented by Dermeval Saviani. The methodology of the project was given through expository classes, also counting on dialogues, as a way to take advantage of and encourage students' knowledge. In addition, there were bodily practices workshops, reading and music wheels.