Este artigo tem como objetivo propor uma definição de virtudes e vícios intelectuais
relativos a uma investigação. Por investigação aqui entende-se qualquer busca que proporcione
um produto epistêmico como por exemplo conhecimento ou entendimento. Para isso, faço uma
análise da definição de virtudes e vícios oferecida por Quassim Cassam e discuto alguns problemas
desta definição. Proponho que, ao contrário de Cassam e de Duncan Pritchard, a meta de uma
investigação não é apenas conhecimento ou apenas entendimento. Em seguida, na parte final do
artigo, proponho duas aplicações práticas a definição de virtudes e vícios intelectuais. A primeira
eu descrevo como o uso da Internet pode proporcionar em nós mais vícios que virtudes intelectuais,
e a segunda descrevo que na prática e pesquisa médica, ao que parece, também há mais vícios
que virtudes intelectuais.
In this paper, I will propose a definition of intellectual virtues and vices relative to an
inquiry. By inquiry, I mean any investigation that provides an epistemic product such as knowledge
or understanding. For this goal, I make an analysis of the definition of virtues and vices offered by
Quassim Cassam, and discuss some problems of his definition. I propose that, unlike Cassam and
Duncan Pritchard, the goal of an inquiry is not just knowledge or just understanding. Then, in the
final part of the article, I propose two practical applications of this definition of the intellectual
virtues and vices. I describe how the use of the Internet can promote intellectual vices at the
expense of virtues. I then describe how in medical practice and research, it seems, there are also
more intellectual vices than there are virtues.