O artigo problematiza o ‘privilégio da invisibilidade’ presente em algumas hermenêuticas queer. Ao enfatizarem apenas o âmbito da sexualidade marginalizada, acabam por não avaliar a complexidade das relações de dominação nos textos bíblicos. É a partir do estudo de Isaías 56,1-8 que se verifica os limites de tais abordagens identitárias. Ao invés de celebrar rapidamente a inclusão de eunucos, o artigo interpreta a perícope em sua prescrição retórica e, assim, capta a resposta de ‘eunucos’ e ‘filhos do estrangeiro’ ao ethos de subordinação e normatização inscrito no texto. Neste contexto, a ‘casa de oração para todos os povos’ oferece um espaço democrático de lutas que não abriga uma simples identidade fixa na busca por inclusão. Antes, esse espaço utópico possibilita o cruzamento de fronteiras sexuais e étnicas/raciais em seu interior, ao visar a uma retórica radical de transformação.
The article discusses the „privilege of invisibility‟ present in some queer hermeneutics. By emphasizing only the marginalized sexuality they fail to assess the complexity of the relations of domination in biblical texts. We can evaluate the limits of such identity approaches in the study of Isaiah 56,1-8. Rather than quickly celebrate the inclusion of eunuchs, the article interprets the pericope in its rhetoric prescription and thus captures the response of „eunuchs‟ and „sons of the foreigner‟ to the ethos of subordination and normatization inscribed in the text. In this context, „the house of prayer for all peoples‟ provides a democratic space for struggles that doesn‟t refuge a single fixed identity in search of inclusion. Unlike, in a radical rhetoric of transformation, this utopian space enables the crossing of sexual and ethnic/racial borderlands.
El artículo problematiza el „privilegio de la invisibilidad‟ presente en algunas hermenéuticas queer. El énfasis apenas en la sexualidad marginada no permite un análisis de la complejidad de las relaciones de dominación en los textos bíblicos. Con lo estudio de Isaías 56,1-8 es que se verifica los limites de estos enfoques identitarios. En vez de celebrar rápidamente la inclusión de los „eunucos‟, el artículo interpreta la pericope en su prescripción retórica y, así, captura la respuesta de „eunucos‟ y „hijos de lo extranjero‟ al ethos de subordinación y normatización inscripto en el texto. En este contexto, la „casa de oración para todos los pueblos‟ ofrece un espacio democrático de luchas que no abriga una simple identidad fija en la búsqueda por inclusión. Al contrario, este espacio utópico posibilita el cruzamiento de las fronteras sexuales y étnica/raciales en su interior, visando a una retórica radical de transformación.