As caricaturas são uma das formas de comunicação visual mais populares na contemporaneidade. Desde os escritos de Charles Baudelaire, no século XIX, até as últimas décadas, com os trabalhos mais recentes da nova História Cultural, estudiosos vem se debruçando sobre as caricaturas, refletindo até que ponto essas imagens reproduzem os imaginários e mentalidades de sujeitos e grupos sociais. Amparado em alguns desses estudos, o presente trabalho tem dois propósitos. O primeiro, pensar a historicidade das caricaturas, seus usos e apropriações políticas e sociais. O segundo, efetuar um mapeamento dos principais desafios que esse tipo de linguagem oferece aos historiadores. Esperamos assim, oferecer um panorama sobre as discussões metodológicas que têm sendo feitas acerca desse formato imagético nas ciências humanas.
The caricatures are one of the most popular forms of visual communication in contemporary times. From the writings of Charles Baudelaire in the nineteenth century to the last decades, with the most recent works of the new Cultural History, scholars have been examining the caricatures, reflecting the extent to which these images reproduce the imaginaries and mentalities of subjects and social groups. Based on some of these studies, the present work has two purposes. The first is to think about the historicity of caricatures, their uses and political and social appropriations. The second is to map the main challenges that this type of language offers historians. We hope to provide an overview of the methodological discussions that have been made about this imaging format in the humanities.