AS CHARGES DE RÉGIS SOARES EM ANÁLISE: UMA ESCAVAÇÃO PARA UMA LEITURA CRÍTICA

Revista Discurso & imagem Visual em Educação

Endereço:
CE - Centro de Educação Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I - Cidade Universitária - Castelo Branco
João Pessoa / PB
58051200
Site: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/index
Telefone: (83) 8750-8910
ISSN: 2526-0839
Editor Chefe: Erenildo João Carlos
Início Publicação: 11/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes

AS CHARGES DE RÉGIS SOARES EM ANÁLISE: UMA ESCAVAÇÃO PARA UMA LEITURA CRÍTICA

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Raissa Regina Silva Coutinho
Autor Correspondente: COUTINHO, Raissa Regina Silva | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Imagem visual. Discurso. Charge.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A crítica, a ironia e o humor são algumas das estratégias presentes na charge para estabelecer uma relação com a realidade e fomentar visões de mundo construídas coletivamente por sujeitos pertencentes a determinados grupos. Por isso, não por acaso, vemos tal artefato, veiculado ora em impressos, ora em posts de websites, carregado de símbolos que expressam uma série de ideias acerca dos acontecimentos da realidade política e social. Assim, não é objetivamente o mundo que vemos, mas uma “visão de mundo” sendo proferida. Entre as funções da charge, aponta-se o propósito político-ideológico. Não raras vezes, a charge é confundida com outros desenhos humorísticos, como o cartoon, a caricatura e a tirinha. Tais gêneros apresentam particularidades que não nos permitem entendê-los como similares em sua totalidade, pois suas estratégias e regras de construção ocorrem de modo diferenciado. Diante disso, buscamos analisar as charges de Régis Soares que abordem a educação e descrevê-las em sua constituição. Para tanto, utilizaremos como metodologia a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012). Em suma, a leitura crítica das charges de Régis Soares contribui para potencializar as aptidões dos sujeitos com uma visão de mundo que enxergue esse cenário como espaço de reivindicação de melhorias para o lugar de sujeito do professor e de uma qualidade na educação para os sujeitos que têm acesso a ela.



Resumo Inglês:

Critic, irony, and humor are some of the strategies present in the daily cartoon to establish a relationship with reality, fomenting worldviews built collectively by subjects belonging to determined groups. Hence, not by accident, we see such artifact, aired in either prints, or websites’ posts, loaded of symbols that express a series of ideas about the reality political and social events. Therefore, it is not objectively the world we see, but a “worldview” being uttered. Among the daily cartoon’s functions, the political-ideological purpose is pointed out. Not rarely, the daily cartoon is confused with other humoristic drawings like cartoon, caricature and comic strip. Such genres have particularities that do not allow us to understand them as completely similar, because their strategies and building rules happen in different ways. Facing that, we seek to analyze Régis Soares’ daily cartoons that approach education, describing them in their constitution itself. To do so, we will use, as methodology, Michel Foucault’s (2012) Archaeological Analysis of Speech (AAS). All in all, critical reading of Régis Soares’ daily cartoons contribute to enhance the subjects’ skills facing a worldview that sees this scenery as a space to claim for improvements to the teacher subject and quality in education for the subjects that have access to it.