IMAGEM VIRTUAL: QUE ARTEFATO CULTURAL É ESSE?

Revista Discurso & imagem Visual em Educação

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Telefone: (83) 8750-8910
ISSN: 2526-0839
Editor Chefe: Erenildo João Carlos
Início Publicação: 11/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes

IMAGEM VIRTUAL: QUE ARTEFATO CULTURAL É ESSE?

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Maria do Rosário Gomes Germano Maciel
Autor Correspondente: MACIEL, Maria do Rosário Gomes Germano | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Discurso. Imagem virtual. Cultura visual.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo escava as coisas escritas e comunicadas sobre o artefato visual da imagem virtual e sua relação de pertencimento à cultura visual, na sociedade contemporânea, buscando compreender sua natureza e condições de existência. Para tal, organizamos nossa argumentação em alguns pontos. Primeiro, adentramos redes discursivas que acionam as particularidades constitutivas que põem em evidência a tríade imagem virtual, cultura visual e sociedade contemporânea; segundo, acessamos séries de signos que conferem visibilidade ao entendimento de que a existência, a presença e a experiência com o artefato imagético virtual, na sociedade contemporânea, aparecem como um acontecimento inquestionável; e terceiro, percorremos redes discursivas do signo virtual, nas quais se configuram práticas que apresentam as condições de existência desse artefato, que se ocupa de explicitar sua natureza, de dizer o que a imagem virtual é, seu modo de produção, os suportes que garantem sua presença e sua forma de armazenar, de transmitir e de capturar o posicionamento do produtor e do receptor. A partir dessas escavações, vimos aparecer possibilidades de entender os elementos constitutivos e constituintes da imagem virtual, suas particularidades, as possíveis relações que estabelece com o mundo ou com os objetos por ela representados e os diversos tipos de recepção que produz nos indivíduos.



Resumo Inglês:

The current article digs in the written and communicated things about the virtual image’s visual artifact and its relation of belonging to the visual culture in the contemporary society, aiming to understand its nature and existence conditions. In order to do that, we have organized our argumentation in some points. First, we have entered in discursive networks that trigger the constitutive particularities that evidence the virtual image, visual culture and contemporary society triad. Second, we have accessed a series of signs that confer visibility to the understanding that the existence, the presence, and the experience with the image virtual artifact, in contemporary society, appear as an unquestionable happening. Third, we have gone through discursive networks of the virtual sign which configure practices that present the existence conditions of this artifact, which occupies in making its nature explicit, in saying what the virtual image is, its production way, the supports that guarantee its presence, its storage, transmission, and capture ways, the positioning of the producer and receptor. Parting from these diggings, we have seen possibilities of understanding the constitutive and constituent elements of the virtual image, its particularities, the possible relations that it establishes with the world or with the objects represented by itself, and the various types of reception it produces in the individuals.