A visibilidade pura: uma análise comparada das concepções de Alois Riegl e Heinrich Wölfflin
Revista Visuais
A visibilidade pura: uma análise comparada das concepções de Alois Riegl e Heinrich Wölfflin
Autor Correspondente: José D'Assunção Barros | [email protected]
Palavras-chave: Artes Visuais; História Comparada; História da Arte, Riegl, Wölfflin, Visibilidade Pura
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo busca explorar a perspectiva de uma Historiografia Comparada da Arte, analisando as abordagens de dois importantes historiadores da Arte: Alois Riegl (1858-1905) e Heinrich Wölfflin (1864-1945). Os dois historiadores da arte examinados correspondem a um ambiente intelectual similar, uma vez que não estão distanciados no tempo e pertencem à mesma corrente historiográfica de análise da arte: a escola de Viena de Historiografia da Arte. Esta corrente, cujas bases teóricas ficaram conhecidas como “Teoria da Visibilidade Pura”, será o objeto de apreensão deste artigo.
Resumo Inglês:
This article intends to explore the perspective of the Comparative Historiography of Art, analyzing the approaches of two important Art Historians: Alois Riegl (1858- 1905) e Heinrich Wölfflin (1864-1945) e Georges Didi-Huberman (1953). Both art historians examined correspond to a similar intellectual ambient, since they are not distanced in the time and belong to the same historiography current of analyses of Arte: the Vienna School of Art History. This current, which theory bases are knew as “Theory of the Pure Visibility”, will be de apprehension object of this article.
Resumo Espanhol:
Este artículo busca explorar la perspectiva de una Historiografía Comparada del Arte, analizando los enfoques de dos importantes historiadores del Arte: Alois Riegl (1858-1905) y Heinrich Wölfflin (1864-1945). Los dos historiadores del arte examinados corresponden a un ambiente intelectual similar, ya que no están distanciados en el tiempo y pertenecen a la misma corriente historiográfica de análisis del arte: la escuela de Viena de Historiografía del Arte. Esta corriente, cuyas bases teóricas quedaron conocidas como "Teoría de la Visibilidad Pura", será el objeto de aprehensión de este artículo.