Este artigo considera o conceito de pesquisa artística como uma abordagem para a geração e compreensão de conhecimento. Começa com uma breve consideração do desenvolvimento histórico da investigação artística e sua relação com os processos e artefatos de pesquisa. Em seguida, discute um projeto específico de pesquisa de doutorado, “Realidades mágicas - Uma consideração criativa das potencialidades narrativas e ilustrativas do realismo maravilhoso”, como uma forma de “produção criativa”. O projeto de tese, que é formatado como um livro de histórias impresso, explora os potenciais da narração polifocal e da ilustração sincrética enquanto aspectos de uma narrativa que podem ser expandidos digitalmente. Ao atuar no desenvolvimento iterativo da pesquisa, utiliza-se de um referencial metodológico que integra a investigação heurística e a prática reflexiva por meio de três métodos inter-relacionados: os diários da designer, a montagem interativa, a visão geral e teste, e o uso estratégico do feedback
This article considers the concept of artistic research as an approach to knowledge generation and understanding. It begins with a brief consideration of the historical development of artistic inquiry and its relationship with research processes and artefacts. It then discusses a specific artistic PhD research project, “Magical realities – A creative consideration of the narrative and illustrative potentials of realismo maravilhoso”, as a form of a ‘creative-production’. The thesis project, which is formatted as a printed storybook, explores the potentials of polyvocal narration and syncretic illustration when aspects of a narrative can be digitally expanded. In actioning the iterative development of the research, a methodological framework is used that integrates heuristic inquiry and reflexive practice. Enabled through this are three interrelated methods: designer’s journals, iterative assembly, overviewing and testing, and the strategic use of feedback.