O presente artigo tem como objetivo discutir como, a partir do cenário de crise econômica e retração dos investimentos públicos e privados no setor musical independente brasileiro, novas estratégias voltadas para a realização de shows intimistas em sala de estar têm se colocado como uma possibilidade de sustentabilidade e manutenção da carreira musical. A partir da análise de caso da passagem por Maceió da turnê “Na Sala de Estar” da banda gaúcha Apanhador Só, realizada via financiamento coletivo, pretendo refletir sobre como essas iniciativas criativas têm se colocado como alternativas para revitalizar o segmento musical ao vivo e independente, além de como essa tendência tem ganhado relevância no Brasil e no exterior.
This article aims to discuss how, from the economic crisis scenario and the retraction of public and private investments in the Brazilian independent music sector, new strategies aimed at the realization of intimate shows in the living room have become a possibility of sustainability and maintenance of the musical career. Based on the case analysis of Maceió ‘s “In the Living Room” tour of the Gaucho band “Catcher Only”, made through collective financing, I intend to reflect on how these creative initiatives have been put up as alternatives to revitalize the live and independent music segment, as well as how this trend has gained relevance in Brazil and abroad.