O FEMININO, O MASCULINO E A BICICLETA: PARADIGMAS DE GÊNERO CONSTRUÍDOS NO VESTUÁRIO OCIDENTAL

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

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ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O FEMININO, O MASCULINO E A BICICLETA: PARADIGMAS DE GÊNERO CONSTRUÍDOS NO VESTUÁRIO OCIDENTAL

Ano: 2015 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Natália de Noronha Santucci, Joana Bosak de Figueiredo
Autor Correspondente: Natália de Noronha Santucci, Joana Bosak de Figueiredo | [email protected]

Palavras-chave: história da moda, identidade de gênero, bicicleta

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo procura dialogar com duas discussões muito presentes atualmente – as questões da expressão de gênero na aparência e o uso da bicicleta nas grandes cidades. Desta forma, temos como objetivo pontuar os elementos da indu-mentária que, através dos tempos, tornaram-se componentes dos paradigmas da identidade de gênero na sociedade ocidental. Observaremos que, desde a Antiguidade, houve períodos nos quais os padrões estéticos feminino e masculino aproximaram-se ou se distanciaram, por vezes representando rupturas mais intensas com os modelos vigentes. Abordaremos aqui algumas influências de idealizações e de contextos sociais manifestados nos trajes e o que consideramos como os principais momentos de diferenciação. Será visto, sobretudo, o final do século XIX e o papel da bicicleta na desconstrução do rígido padrão de vestuário feminino, no qual não era permitido o uso de calças por mulheres em ambientes sociais. Por último, serão tratadas brevemente as relações entre o feminino, o masculino e a bicicleta durante o século XX e o início do XXI.

Resumo Inglês:

This article seeks dialogue with two very present discussions today - gender expression in appearance and the use of bicycles in big cities. We aim to point out the sartorial elements that, over time, have become components of the para-digms of gender identity in Western society. We will observe that, since Ancient Times, there were periods in which female and male aesthetic approximated or distanced themselves, representing sometimes more intense breaks with the existing standards. We will discuss some influences of idealizations and social contexts manifested in costumes and the key moments of differentiation. We will see, especially, the late nineteenth century and the role of the bicycle in the deconstruction of female clothing standard in which the use of trousers by women in social environments was not allowed. Finally, the relationship between the feminine, the masculine and the bicycle during the twentieth century and early twenty-first will be briefly treated.