Neste artigo serão apresentados e discutidos aspectos do caminho trilhado pelo psicólogo bielorrusso Vigotski em seu interesse por produzir uma Psicologia Histórico-Cultural, onde a emoção fosse elevada da posição de mera coadjuvante para a de protagonista na dinâmica subjetiva. Seu interesse repousou na busca de respostas às controversas e antitéticas teorias que hora assumiram a emoção como substância imanente e hora como substrato biológico em vias de desaparecimento em sintonia com o darwinismo, mas sem proporem caminhos de superação para essa contradição. Pautado nos fundamentos do Materialismo Histórico e do Materialismo Dialético, o autor propôs-se a investigar a emoção pela síntese histórica, mostrando que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, dentre elas a emoção, tema desse artigo, está condicionado a sua ação mediadora da vida psíquica. As contribuições de seus estudos produziram impactos que repercutem até os dias atuais nas diferentes áreas científicas que se dedicam à investigação da emoção.
This article aims to present and discuss some aspects of the path taken by Vigotski in his intention to produce a Historic-Cultural Psychology, where emotion is promoted from the position of simple adjunct to the protagonist in the subjective dynamic. His intention laid on the search for answers to controversial and antithetical theories that sometimes assumed emotion as and immanent substance and other times as a biological substrate near to disappear, without presenting ways to overcome this contradiction. Lined on the fundaments of Historic Materialism and Dialectics Materialism, the author aims to investigate emotion using the historical method, demonstrating that the development of higher psychological functions is conditioned to its mediating action of psychic life. The contributions of his studies produced impacts that reverberate until the present days in different scientific areas that are dedicated to the investigation of emotion.
Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir algunos aspectos de la trayectoria tomada por Vygotsky en su interés por producir una Psicología Histórico-Cultural, donde la emoción se eleva desde ser un simple apéndice a ser protagonista en la dinámica subjetiva. Su interés radica en la búsqueda de respuestas a las teorías polémicas y antitéticas que a veces asumieron la emoción como sustancia inmanente y, a veces, como un sustrato biológico por desaparecer, sin presentaren formas de superar esta contradicción. Alineado en los fundamentos del materialismo y la dialéctica, el autor propone investigar la emoción desde el método histórico, mostrando que el desarrollo de las funciones psicológicas superiores se condiciona a su acción mediadora de la vida psíquica. Las contribuciones de sus estudios produjeron impactos que repercuten hasta hoy en diferentes áreas científicas que se dedican a la investigación de la emoción.