O presente texto examina a edificação do estádio municipal Francisco Rocha Pires, inserida dentro de um processo de modernização urbana, ocorrido na cidade de Jacobina em meados da década de 1950. Ao lado da inauguração da nova paisagem e forma urbana – com a pavimentação de ruas, abertura de uma extensa avenida, da implantação do serviço de água encanada, de esgoto, de limpeza urbana e ampliação do sistema de produção de energia elétrica – que era materializada nos logradouros centrais da urbe, configurando num processo modernização parcial, seletivo e excludente, destacamos a construção do estádio municipal. Com esse espaço, era instituído no mapa urbano um ambiente de lazer e prática de esportes – obra que consideramos enquanto estratégica para a forma de vida urbana que buscava-se imprimir na cidade naquele contexto.
This article discusses film censorship exercised in Brazil during the civil-military dictatorship (1964-1985), based on two selected sets of films: the first one with historical themes and other formed by Brazilian documentaries. The focus is on censorship processes belonging to DCDP file (Division of Censorship and Public Entertainment) located at the National Archives in Brasília. It is proposed to analyze the reading keys put into action by the censors and the visuality intended to shape by means of classification, prohibition, hierarchy and release of film footage