RIEN QUE LES HEURES, UM FILME FLÂNEUR

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

RIEN QUE LES HEURES, UM FILME FLÂNEUR

Ano: 2019 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: H. A. da Cruz
Autor Correspondente: H. A. da Cruz | [email protected]

Palavras-chave: Alberto Cavalcanti, modernidade, flânerie, Walter Benjamin, urbanidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Resumo"Nada como o passar das horas", do brasileiro Alberto Cavalcanti foi o segundo filme das chamadas "City Symphony" ou Sinfonia das Cidades, um gênero que nasceu nos anos 1920 e se interessou pela urbanidade e suas relações com o espaço e o tempo; realizado em Paris em 1926 esta obra também contribuiu com a criação do gênero documentário e dos atuais subgêneros: videoclipe e vídeo poema. Dentre as relações suscitadas por essa obra, este artigo focaliza a semelhança do olhar da câmera de Cavalcanti com o exercício da flânerie nascidades, e para tanto, se utiliza das observações de Charles Baudelaire e das análises sobre o tema por Walter Benjamin.