O presente artigo intenta compreender as práticas cotidianas, em Fortaleza, na década de 1920. Para tal empreitada se fez uso da primeira publicação modernista no Ceará (O Canto Novo Da Raça), de 1927. Livro de caráter coletivo, feito por quatro escritores estreantes. Enfeixou em sua brochura várias facetas da cidade, bem como gestos, atos, costumes, sensibilidades, expectativas, críticas e percepções. Em uma época que saltava aos olhos destes escritores a tensão entre tradição e modernidade, bem como vivenciaram subjetivamente essas novidades. Analisar-se-á, sobremaneira, os poemas presentes no livro, tentando fazer uma conexão entre forma, conteúdo e o contexto da época.
The present article tries to understand the daily practices, in Fortaleza, in the decade of 1920. For this work one made use of the first modernist publication in Ceará (O Canto Novo da Raça), of 1927. Book of collective character, made by four novice writers. He has embedded in his brochure various facets of the city, as well as gestures, acts, customs, sensibilities, expectations, criticisms and perceptions. At a time that leapt in the eyes of these writers the tension between tradition and modernity, as well as experienced subjectively these novelties. We will analyze the poems present in the book, trying to make a connection between form, content and the context of the time.