Identificada em outros momentos como atividade de direção de arte ou cenografia, a concepção visual de elementos cinematográficos relativos aos cenários, objetos cênicos, artefatos, locações e produtos gráficos de um filme estão atualmente sob os cuidados do chamado design de produção (ou production design). Ao utilizar métodos e ferramentas de projeto, o design de produção configura-se como um processo de estruturação plástico e visual dos múltiplos elementos compositivos dos textos fílmicos. Buscando apresentar a importância narrativa da atividade, propõe-se no presente artigo realizar uma análise de um objeto audiovisual da série filmográfica "Meu malvado favorito", tendo como base o modelo de percurso gerativo do sentido proposto pela semiótica greimasiana. A análise tem como objetivo demonstrar a articulação dos elementos visuais do filme na estruturação de sua narrativa, o que se dá por meio da materialização de conceitos abstratos em artefatos e objetos cênicos específicos, de forma que a plasticidade da animação teve importante papel na materialização do significado de antagonismo que a produção desejava representar.
Identified at other times as an art direction or stage set, the visual conception of cinematographic elements relating to the scenarios, stage objects, artifacts, locations and graphic products of a film is currently under the care of so-called production design. By using design methods and tools, the production design is configured as a process of plastic and visual structuring of the multiple compositional elements of the filmic texts. Seeking to present the narrative importance of the activity, we propose in the present article an analysis of an audiovisual object of the film series "My favorite evil", based on the sense-generating route proposed by greimasian semiotics. The analysis aims to demonstrate the articulation of the visual elements of the film in the structuring of its narrative, which occurs through the materialization of abstract concepts in artifacts and specific scenic objects, so that the plasticity of the animation had an important role in the materialization of the meaning of antagonism that the production wanted to represent.