Este texto apresenta duas propostas entre dança e artes visuais realizadas no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A primeira pensa sobre uma prática de improvisação em dança baseada na experiência estética estabelecida no museu; a segunda discute um processo de composição em tempo real na dança, realizado a partir da relação com obras de arte, espaço arquitetônico e público do museu. A partir dessas experiências, surgem reflexões sobre a noção de estado de presença como forma de vivenciar experiências estéticas, mais sensíveis, atentas, integrais (tanto para o improvisador quanto para o público de arte). Por fim, pretende-se destacar como a improvisação pode desdobrar múltiplos processos de criação e aprendizagem da arte.
This article presents two proposals between dance and visual arts realized in the University Art Museum (MUnA), Federal University of Uberlândia (UFU), State of Minas Gerais, Brazil. The first one thinks about the practice of improvisation in dance based on aesthetic experience settled at the museum; the second one discusses a process of real time composition in dance created from the relation with works of art, architectural space and the museum’s audience. from these experiences, emerge reflections upon the notion of state of presence as a more sensitive, attentive, and essential way of experiencing aesthetic experiences, (for both improviser and art audiences). finally, this intends to highlight how improvisation can unfold multiple proceedings for the creation and learning in art.