O registro audiovisual blasFêmea, de autoria de Linn da Quebrada, sintetiza um novo momento para a luta pela representação LGBT na sociedade. Trazendo o enunciado de uma travesti, o material reposiciona algumas das imagens correntes que dela se fazem na cultura brasileira e engendra novas estratégias políticas e comunicacionais que partem da imagem. A partir de uma análise multidisciplinar do objeto, matizaremos os sentidos que a visibilidade midiática e a afirmação política ganham na contemporaneidade. Engendramos as reflexões acerca de gênero e, em especial sobre as questões da mulher e do feminino, por meio de Butler (2016), Paglia (1996) e Foucault (2015), bem como as pesquisas sobre linguagens híbridas de Santaella (2001, 2003 e 2007), uma vez que também está em questão uma nova forma de expressão audiovisual midiatizada em redes sociais entre o videoclipe, o filme e a publicidade.
New perspectives of media visibility and political assertion of the transvestite population in contemporaneity: analysis of the audiovisual Record blasFêmea (2017), by Linn da Quebrada and its communicational implications. The audiovisual Record blasFêmea, authored by Linn da Quebrada, sums up a new moment to the struggle for LGBT representation in society. Bringing in a transvestite’s enunciation, the material repositions some of the current images that are made of it in Brazilian culture and engenders new political and communicational strategies that proceed from image. From a multidisciplinary analysis of the object, we will qualify the meanings that media visibility and political affirmation gain in contemporaneity. We make the reflections about gender and especially on the issues of women and the feminine through Butler (2016), Paglia (1996) and Foucault (2015), as well as research on Santaella hydrological languages (2001, 2003 and 2007), once it is also in question a new form of audiovisual expression mediated in social networks between video clips, films and advertising.