Este texto procura refletir sobre a memória das ditaduras através de filmes documentários, ficcionais e de animação, dramas baseados em fatos reais, docudramas, e dramas documentais. São destacadas imagens fílmicas que se tornaram (ou se tornarão) imagens-memória, ou seja, imagens de impacto que contemplam pontos de vista diversos sobre factualidades das ditaduras, formando uma rede polifônica (Bakhtin) subjetiva. O referencial teórico inclui conceitos de memória, tais como memória subjetiva, de Beatriz Sarlo, memória coletiva, de Maurice Halbwachs, esquecimento e silêncio, de Michel Pollack, lugares de memória, de Pierre Nora, e memória-percepção de Henri Bergson. Meu argumento é que há imagens-memória em filmes como O Triunfo da Vontade (1935), Cartas a uma ditadura (2006), 48 (2010), Ida (2013), O Médico Alemão (2014), Bastardos Inglórios (2009), Heldenkanzler (2012) e Repare Bem (2012), entre outros.
This text aims to reflect about memories of dictatorships through documentary, fictional and animation films, dramas based on real facts, dramatized documentaries, and documental dramas. The analysis focuses on filmic images that became (or will become) memory-images, that is, impact images that contemplate diverse viewpoints about dictatorship factualities, building a subjective polyphonic (Bakhtin) net. The frame of references includes memory concepts, such as Beatriz Sarlo´s Subjective memory, Maurice Halbwachs’Collective Memory, Michael Pollack´s Forgetfulness and Silence, Pierre Nora´s Memory Places, and Henri Bergson´s Perception Memory. My argument is that there are memory-images in films such as The Triumph of the Will (1935), Letters to a dictator(2006), 48 (2010), Ida(2013), Wakolda (2014),Inglorious Bastards (2009), Heldenkanzler (2012) and Repare Bem (2012), among others.