O artigo discute o cenário midiático atual, marcado por fortes transformações relacionadas à cultura da convergência (Jenkins, 2008) que atingem os sistemas de televisão em seus modelos broadcasting e narrowcasting. Situando o YouTube como um expoente no crescente cenário de distribuição de conteúdos audiovisuais sob demanda - ou Video on Demand (VoD) - no Brasil, analisa-se seu modelo de negócios baseado na gratuidade. Diferentemente de outras plataformas, o YouTube oferece conteúdos sem custos diretos aos usuários e apresenta modelos de capitalização originais e diversos de formatos de assinatura ou aluguel de produções que vêm se popularizando. Esse modelo de negócios tem como moeda de troca a quantidade de acessos e visualizações do anúncio constitui-se como uma forte tendência nos padrões de capitalização experimentados pela recente ascensão do VoD no Brasil e no mundo.
The paper discusses the current media scenario, marked by strong transformations related to the convergence culture (Jenkins, 2008) that affect television systems in their broadcasting and narrowcasting models. Considering YouTube as an exponent in the growing scenario of video on demand (VoD) distribution, it analyzes the gratuity based business model. Unlike other platforms, YouTube delivers content with no costs to users, and operates by original capitalization formats with no payment to subscribe or rent contents. This business model is evaluated by the amount of accesses and visualizations on videos and it constitutes a strong trend in the monetization patterns experienced by the recent rise of VoD in Brazil and in the world.