A Poética do Conflito na obra para dois pianos En Blanc et Noir de Claude Debussy

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

A Poética do Conflito na obra para dois pianos En Blanc et Noir de Claude Debussy

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Menan Medeiros Duwe, Guilherme Sauerbronn de Barros
Autor Correspondente: Menan Medeiros Duwe | [email protected]

Palavras-chave: Debussy, En Blanc et Noir, poética, conflito, primeira guerra

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Essa artigo propõe uma avaliação das referências poéticas apresentadas pelo compositor francês Claude Debussy em sua obra para dois pianos composta em 1915, En Blanc et Noir, profundamente influenciada pela Primeira Guerra Mundial. A partir do artigo de Jonathan Dunsby: “The Poetry of Debussy’s En blanc et noir”, propomos a interpretação das referências, relacionando informações extramusicais, em três tipos de conflitos, um para cada movimento, circundando o nacionalismo que passa a ser afirmado com força ainda maior após o início da guerra. Para isso, investigaremos cartas trocadas na época que abordem o assunto junto com informações levantadas sobre o compositor, e proporemos relações com elementos da obra em questão, tanto no diz respeito ao seu conteúdo musical quanto ao textual que o compositor agrega a partitura de sua música. Isso mostrará a importância de uma abordagem desse tipo para sua compreensão, o que pode reforçar e embasar a construção de uma interpretação.



Resumo Inglês:

This article proposes an evaluation of the poetical references made by the French composer Claude Debussy in his work for two pianos composed in 1915, En Blanc et Noir, deeply influenced by the First World War. Based on the article by Jonathan Dunsby: “The Poetry of Debussy’s En blanc et noir,” we propose the interpretation of references, relating extra musical information, in three types of conflicts, one for each movement, circling the nationalism that is being asserted with even greater force after the beginning of the war. For this, we will investigate letters exchanged at that time, that approach the subject with information obtained about the composer, and propose relationships with elements of the work in question, both in terms of its musical content and the text added to the score by the composer. This shows the importance of such an approach for the understanding of his music, that can strengthen and base the construction of an interpretation.