Rupturas do vestir: articulações entre moda e feminismo

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Rupturas do vestir: articulações entre moda e feminismo

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Juliana Teixeira Joaquim, Cristiane Mesquita
Autor Correspondente: Juliana Teixeira Joaquim | [email protected]

Palavras-chave: movimento feminista, feminismo, história do feminismo, design de moda, gênero

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como intuito investigar o movimento feminista nas décadas de 1960 a 1980, identificar ideologias e propostas de ruptura e evidenciar alguns de seus questionamentos na sociedade, mais especificamente no que diz respeito às relações com o campo da moda. Esta breve investigação da história do feminismo articulada à moda do século XX aponta para a recriação da identidade feminina a partir do discurso feminista. Esta articulação entre o contexto social e modos de vestir é produtiva para a compreensão do campo do design de moda como um fenômeno social e como uma linguagem que carrega em si valores individuais, políticos e sociais. Para tanto, Alves e Pitanguy, Goldenberg e Toscano, e Baudot são os principais referenciais teóricos e iconográficos.



Resumo Inglês:

This article has the intention to investigate the feminist movement of the decades from 1960 to 1980, to identify ideologies and proposals of rupture and to evidence some of its questions in the society, more specifically more specifically with regard to relations with the field of fashion. This brief investigation of the history of feminism articulated to the XXth century fashion indicates the re-creation of feminine identity from the feminist discourse. This articulation between social context and modes of dress is productive for understanding the field of fashion design as a social phenomenon and as a language that carries within itself individual, political and social values. For this, Alves and Pitanguy, Goldenberg and Toscano, and Baudot are the main theoretic and iconographic references.