Este estudo objetiva destacar o percurso de grupos de teatro que trabalham com a linguagem do teatro de animação em Santa Catarina no período de 1950 a 2010. A pesquisa se caracteriza como estudo exploratório uma vez que há uma quantidade significativa de informações e dados que necessitam de organização para posterior análise. Os dados foram obtidos nos arquivos de grupos, folders de espetáculos, fotografias, vídeos, sites, dissertações, além de artigos jornalísticos, acadêmicos e entrevistas com participantes dos grupos de teatro. Nas décadas de 1960 são registradas apenas duas experiências com teatro de bonecos, no entanto, nos dez primeiros anos deste século é possível confirmar a atuação de no mínimo 28 grupos. Por isso, a idéia preliminar de que poucos grupos atuam com essa arte no território catarinense foi se desfazendo com o decorrer dos estudos e, hoje, constata-se a existência de uma significativa e diversificada produção de espetáculos de teatro de animação.
This study aims to highlight the route of theater groups that work with the language of animation theater in Santa Catarina in the period of 1950 to 2010. The research is characterized as exploratory since there is a significant amount of information and data that require organization for further analysis. Data were obtained in the group files, folders for shows, photos, videos, websites, dissertations, and journalistic articles, academics and interviews with participants of the theater groups. In the 1960s are registered only two experiences with puppet theater, however, in the first ten years of this century is possible to confirm the action of at least 28 groups. Therefore, the primary idea that a few groups work with this art in the catarinense territory has been dismounting over the course of studies, and now, it’s been comproved the existence of a substantial and diversified production of shows of animation theater