O artigo procura apresentar as contribuições do pesquisador norte-americano John T. Caldwell para os estudos contemporâneos de cinema e televisão. Em diversas de suas obras, Caldwell aponta que a distância entre o pensamento analítico produzido nos ambientes acadêmicos e as práticas autorreflexivas dos trabalhadores no campo da produção audiovisual pode ser menor do que se pensa. Com efeito, o autor advoga que a observação das práticas autorreflexivas e autoconscientes dos trabalhadores em posições consideradas mais técnicas, e supostamente menos criativas, traria importantes contribuições para o pensamento teórico sobre a indústria do audiovisual. O artigo procura explorar, num primeiro momento, os conceitos de ‘teoria industrial’ e de ‘práticas reflexivas abaixo-da-linha’ desenvolvidos pelo autor. Num segundo momento, procuraremos averiguar de que modo as contribuições metodológicas das reflexões propostas por Caldwell nos permitem pensar questões de estilo em obras do cinema e da televisão.
This paper intends to explore John T. Caldwell’s contribution to contemporary film and television studies. In several of his works, Caldwell points out that the distance between high theory produced in the academic field, in one hand, and the self reflexive practices of workers in the film and television industry, in the other hand, might be a lot smaller than first expected. The author argues that observing the self-reflective practices of workers in the more technical positions might bring relevant contributions to film and television theories. The article seeks to explore, first, the concepts of 'industrial theory' and 'below-the-line' reflective practices developed by the author. Further, we will explore the methodological contributions of Caldwell’s reflections to the observation of matters of style in cinema and television.