Este artigo visa compreender de que forma as biografias de três empresários da comunicação ajudam a historicizar o jornalismo brasileiro. São analisadas três obras assinadas por jornalistas: Roberto Marinho (BIAL, 2004); O Bispo: A história revelada de Edir Macedo (TAVOLARO; LEMOS, 2007) e Topa tudo por dinheiro: as muitas faces do empresário Silvio Santos (STYCER, 2018). Como metodologia para avaliação das três obras, aplicaram-se os seis tópicos sistematizados por Vilas Boas (2008), aqui transformados em critérios de análise no jornalismo biográfico. Busca-se, destarte, identificar, na caracterização das protagonistas, as temáticas descendência, fatalismo, extraordinariedade, verdade, transparência e tempo. Por fim, infere-se que as diferentes formas de tratamento dadas às histórias dos biografados têm impactos distintos no modo como se obtém informações a respeito de acontecimentos da esfera jornalística brasileira.
This article aims to understand how the biographies of three communication entrepreneurs help to historicize Brazilian journalism. Three works signed by journalists are analyzed: Roberto Marinho (BIAL, 2004); O Bispo: A história revelada de Edir Macedo (TAVOLARO; LEMOS, 2007) and Topa tudo por dinheiro: As muitas faces do empresário Silvio Santos (STYCER, 2018). As a methodology for the evaluation of the three works, were applied the six topics systematized by Vilas Boas (2008). In this article those topics have been shaped as the criteria of analysis in biographical journalism. Therefore, the search is to identify, in the characterization of the protagonists, the themes of Descendancy, Fatalism, Extraordinariness, Truth, Transparency and Time. Finally, it is inferred that the different forms of treatment given to the biographies histories also have different impacts on the way information is obtained about events in the Brazilian journalistic sphere.