A narrativa irlandesa no Eurovision Song Contest 2018 nation branding e as dimensões contemporâneas da Irlanda

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A narrativa irlandesa no Eurovision Song Contest 2018 nation branding e as dimensões contemporâneas da Irlanda

Ano: 2019 | Volume: 7 | Número: 16
Autores: S. S. Silva, M. Pfau
Autor Correspondente: S. S. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Irlanda. Eurovision 2018. Ryan O'Shaughnessy. Irlandesidade. Nation branding

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Eurovision Song Contest é um concurso musical realizado desde 1956, quando teve o intuito de fortalecer os vínculos entre as nações europeias após a II Guerra Mundial. Atualmente, cerca de quarenta países enviam canções ao certame, que é realizado em três noites – duas semifinais e uma final. A Irlanda ainda guarda o recorde de sete vitórias, porém, nos últimos anos, os concorrentes irlandeses não conquistaram bons resultados. Em 2018, depois de quatro edições, o país retorna à final com Ryan O'Shaughnessy, que interpretou Together e explorou a temática LGBT em palco. Essa empreitada pode estar ligada a uma estratégia de nation branding, um processo que edita e exibe a identidade nacional em forma de mídia. O intuito é atrair turistas e apresenta o país como um parceiro econômico interessante. O objetivo do presente trabalho é investigar aspectos relacionados à participação da Irlanda no Eurovision 2018, através de uma análise de conteúdo, observando eventos que precederam e sucederam a apresentação no festival e os possíveis interesses no uso da temática LGBT.



Resumo Inglês:

The Eurovision Song Contest is a music contest held since 1956 when it was intended to strengthen ties between European nations after World War II. Currently, about 40 countries send songs to the event, which is held in three nights - two semifinals and one final. Ireland still holds the record of seven wins, but in recent years Irish competitors have failed to reach decent results. In 2018, after four editions, the country returns to the final with Ryan O'Shaughnessy, who performed Together and explored the LGBT theme on stage. This venture may be linked to a nation branding strategy, a process that edits and displays national identity in the form of media. The intention is to attract tourists and presents the country as an interesting economic partner. The aim of this paper is to investigate aspects related to the participation of Ireland in Eurovision 2018, through a content analysis, observing events that preceded and followed the festival presentation and the possible interests in the use of LGBT theme.