Desde o início de seu processo de formação, o Brasil tem sido clamado como “o país do futuro”. Mesmo com alternâncias de regimes e projetos políticos, tal mito se renova e se sustenta. Como objeto cultural e midiático, o cinema, e a ficção científica como um de seus gêneros, propaga discursos que vão além de uma questão plástica, tendo efeitos políticos e sustentando ideologias (Kellner, 2001). A partir de uma metodologia que une a semiótica greimasiana à análise do discurso, sob o ponto de vista dos Estudos Culturais, temos como objetivo analisar como o discurso desenvolvimentista está inserido no filme “O homem do futuro” (Claudio Torres, 2011), levando em conta o momento histórico e cenário político da época. Os resultados nos permitem fazer um paralelo da evolução narrativa com as mudanças no cenário econômico do Brasil entre 1991 e 2010.
For a long time Brazil has been named “the country of the future”. Despite of changes of regimes and political projects, this myth is renewed and sustained. As cultural and mediatic object, cinema, and science fiction as one of its genres, propagates discourses that go beyond esthetic, having political effects and sustaining ideologies (Kellner, 2001). With a methodology that links the french semiotics to the analysis of discourse from the point of view of Cultural Studies, we analyze how the discourse of development is inserted in the movie O homem do futuro (Claudio Torres, 2011), taking into account the historical moment and political scene of the time. The results let us make a parallel between the evolution of the narrative and changes in the Brazilian economic scenario between 1991 and 2010.