Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 36
Autores: Pedro Haddad Martins
Autor Correspondente: Pedro Haddad Martins | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia do teatro, ensino do teatro, teatro performativo, performatividade, teatro-educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?



Resumo Inglês:

This article seeks to contextualize, articulating theory and practice in the classroom, what would be a pedagogy in performance - a theater teaching that affirms itself as contemporary practice from the performative theater, and does not forget elements of its tradition. Here, the performativity of the child is taken as poetic material for theatrical construction, and effectives experience as a practice of elaboration of knowledge in art. The research, conducted from the work with 38 sixth grade theater classes from 2012 to 2017, seeks, through the report of experiences, a possible answer to the question: what approaches to theater teaching/learning are potent today?