O presente artigo busca compreender como o sertão, tema recorrente em importantes obras literárias brasileiras, a exemplo dos clássicos “Os Sertões”III, “Vidas secas”IV, e “Grande sertão: veredas”V, é representado na composição dos poemas de Jessier Quirino, cuja tessitura dá-se, diversas vezes, através de uma “linguagem matuta” que se mistura à forte presença de neologismos e aos denominados “espaços da saudade”. Tais espaços ora se dão como referências geográficas, elaboração de cenários interioranos, menções à indumentária e à culinária nordestinas, ora se dão como o próprio espaço do poema, da leitura e escuta dos textos, diversas vezes voltados para um rememorar ou (re)inventar de determinados passados. Interessa-nos compreender como determinadas imagens representadas no poema Zé Qualquer e Chica BoaVI, contribuem para construir identidades para personagens sertanejas e como contribui para reforçar uma imagem estereotipada da região.
Palavras-chave: Espaços da saudade, Jessier Quirino, representação, memória, sertão.
This paper aims to comprehend the ways that backlands, a recurrent theme in important Brazilian literary pieces as the classics "Rebellion in the backlands", "Barren lives" and "The Devil to Pay in the Backlands", are represented in the composition of Jessier Quirino's poems, whose structures are often arranged through a "bumpkin language" which is combined to a strong presence of neologisms and the called "nostalgia space". These spaces sometimes are created through geographic references, countryside sceneries elaboration, northeastern clothing and cuisine mentions, and sometimes are created through the space of the poem itself, of reading and listening to the texts which are often focused on a remembrance or (re)invention of certain past time. We are interested in comprehend how certain images represented in the poems Zé Qualquer (Average Joe, free translation) and Chica Boa (Good Chica, free translation) contribute to the construction of backland characters' identities and how they contribute to reinforce a stereotyped image of the region.
Keywords: Nostalgia spaces, Jessier Quirino, representation, memory, backland.