Este artigo analisa o papel desempenhado pela produção e circulação de imagens fotográficas em cartões postais durante o processo de reconciliação nacional entre as supremacias de raça e classe, na sociedade estadunidense do pós-abolição, a partir da década de 1880. Somado ao trabalho por dívida, o aluguel de detentos do sistema prisional aponta para a recomposição da prática de obrigar proletários negros ao trabalho, fenômeno que teve lugar especialmente onde a escravidão mais resistiu ao abolicionismo, isto é, não apenas no Sul, mas sobretudo na lavoura (ou em atividades a ela ligadas, a exemplo das ferrovias). Nesse sentido, para os trabalhadores, as lutas entre capital e trabalho podiam ter no direito de ir e vir um elemento essencial de sua experiência de classe.
This article analyzes the role played by the production and circulation of photographic images in postcards in the process of national reconciliation between race and class supremacy in post-abolition American society, from the 1880s onwards. In addition to indebted labor, leasing inmates had a relevant part in the restoration of the practice of black proletarians forced to labor, a phenomenon that took place especially where slavery most resisted to abolitionism, not only in the South, but in the plantation system in particular (or linked activities such as railways). In this sense, to workers, the right to mobility was an essential element of their class experience.