UMA LEITURA METODOLÓGICA DE A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (LIVRO PRIMEIRO - A TECNOLOGIA GUERREIRA) DE FLORESTAN FERNANDES

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ISSN: 2595-5527
Editor Chefe: Dimitri de Araujo Costa
Início Publicação: 12/08/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

UMA LEITURA METODOLÓGICA DE A FUNÇÃO SOCIAL DA GUERRA NA SOCIEDADE TUPINAMBÁ (LIVRO PRIMEIRO - A TECNOLOGIA GUERREIRA) DE FLORESTAN FERNANDES

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Mirella de Almeida Braga
Autor Correspondente: Mirella de Almeida Braga | [email protected]

Palavras-chave: Ethnographic studies, Sociology, Anthropology

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio propõe uma leitura metodológica sobre o Primeiro livro – A tecnologia guerreira, da obra do Florestan Fernandes, “A função social da guerra na Sociedade Tupinambá”.  Para a construção da escrita etnográfica, Florestan procura potencializar a literatura produzida sobre os tupinambá, a dissertação e a tese (orientadas por Fernando Azevedo) sobre os Tupinambá foram estudos etnográficos a partir de fontes puramente historiográficas (relatos de cronistas e viajantes ao “Brasil” dos séculos XVI e XVII), método não muito utilizado na Sociologia e na Antropologia que veem a etnografia como “estive lá”. A tese do Florestan foi dedicada aos professores e etnólogos Herbert Baldus e Roger Bastide (membros da banca de defesa da tese). Sherry Ortner no ano de 2006 define a teoria como a série de "estruturas de pensamento" - incluindo conceitos, metáforas e narrativas que fornecem estruturas interpretativas para dar sentido à evidência. Florestan caracterizou em notas a análise dos relatos dos cronistas e viajantes, sempre crítica, procurando verificar se elas não se contradizem e o contexto histórico de cada obra e autor (caráter literário, encomenda, relatório de governo, etc.). O interesse em compor este ensaio é dar visibilidade as discussões teórico-metodológicas presentes na obra de Florestan Fernandes que podem contribuir para o debate nas Ciências Sociais e nas áreas afins.



Resumo Inglês:

This essay proposes a methodological reading on the First book - The warrior technology, from the work of Florestan Fernandes, “The social function of war in the Tupinambá Society”. For the construction of ethnographic writing, Florestan seeks to enhance the literature produced on the Tupinambá, the dissertation and thesis (directed by Fernando Azevedo) on the Tupinambá were ethnographic studies from purely historiographic sources (reports by chroniclers and travelers to “Brazil” XVI and XVII centuries), a method not widely used in Sociology and Anthropology that see ethnography as “I was there”. Florestan's thesis was dedicated to professors and ethnologists Herbert Baldus and Roger Bastide (members of the thesis defense panel). Sherry Ortner in the year 2006 defined theory as the series of "thought structures" - including concepts, metaphors and narratives that provide interpretive structures to make sense of the evidence. Florestan characterized in notes the analysis of the reports of the chroniclers and travelers, always critical, trying to verify that they do not contradict themselves and the historical context of each work and author (literary character, order, government report, etc.). The interest in composing this essay is to give visibility to the theoretical and methodological discussions present in the work of Florestan Fernandes that can contribute to the debate in Social Sciences and related areas.



Resumo Espanhol:

Este ensayo propone una lectura metodológica sobre el Primer libro: La tecnología guerrera, del trabajo de Florestan Fernandes, "La función social de la guerra en la Sociedad Tupinambá". Para la construcción de la escritura etnográfica, Florestan busca mejorar la literatura producida sobre el Tupinambá, la disertación y tesis (dirigida por Fernando Azevedo) sobre el Tupinambá fueron estudios etnográficos de fuentes puramente historiográficas (informes de cronistas y viajeros a "Brasil" Siglos XVI y XVII), un método no ampliamente utilizado en Sociología y Antropología que ve a la etnografía como "Yo estuve allí". La tesis de Florestan se dedicó a los profesores y etnólogos Herbert Baldus y Roger Bastide (miembros del panel de defensa de tesis). Sherry Ortner en el año de 2006 define la teoría como la serie de "estructuras de pensamiento", incluidos conceptos, metáforas y narrativas que proporcionan estructuras interpretativas para dar sentido a la evidencia. Florestan caracterizó en notas el análisis de los informes de los cronistas y viajeros, siempre críticos, tratando de verificar que no se contradicen a sí mismos ni al contexto histórico de cada obra y autor (personaje literario, orden, informe gubernamental, etc.). El interés en componer este ensayo es dar visibilidad a las discusiones teóricas y metodológicas presentes en el trabajo de Florestan Fernandes que pueden contribuir al debate en Ciencias Sociales y áreas relacionadas.