SABORES DO BRASIL: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO PARA O TURISMO E GASTRONOMIA NACIONAL

Revista Turismo & Cidades

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ISSN: 2674-6972
Editor Chefe: Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos; Profa. Ma. Ângela Roberta Lucas Leite
Início Publicação: 26/01/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Turismo

SABORES DO BRASIL: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO PARA O TURISMO E GASTRONOMIA NACIONAL

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Luiz Felipe Mendes Oliveira
Autor Correspondente: Luiz Felipe Mendes Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Educação para o Turismo. Gastronomia Nacional. Cozinha Típica. Ludicidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo avalia e propõe o uso do jogo como instrumento de ensino-aprendizagem e apresenta uma pesquisa aplicada ao Curso de Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SP). Realizando um levantamento dos pratos típicos da gastronomia brasileira e os contextualizando no âmbito do patrimônio cultural, a pesquisa estruturada considera a gastronomia como elemento cultural e, portanto, um atrativo turístico. Valendo-se dos conceitos de educação patrimonial e da educação para o turismo, tem-se a proposição de ensino-aprendizagem sobre o patrimônio gastronômico por intermédio do recurso da ludicidade na educação, tendo-se o jogo como elemento de mediação cultural e educativa.



Resumo Inglês:

This study assesses and proposes the use of game as a teaching-learning instrument and presents an applied research to the Course of Tourism Management at Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SP). Carrying out a survey of Brazilian gastronomy typical dishes and contextualizing them in the context of cultural herigate, the structured research considers gastronomy as a cultural element and therefore a touristic attraction. By using concepts of heritage education and education for tourism, it is possible to have a teaching-learning proposition on gastronomic heritage through ludicity in education, as well as game as a cultural and educational mediation element.