O CAVALEIRO DO SONHO, DE ANA MARIA MACHADO, DOM QUIXOTE, DE MIGUEL DOS CERVANTES E PORTINARI, O PINTOR SOCIAL: UM DIÁLOGO TRÍADE NAS REPRESENTAÇÕES DAS IMAGENS/THE KNIGHT OF THE DREAM, BY ANA MARIA MACHADO, DOM QUIXOTE, BY MIGUEL DOS CERVANTES AND PORTINA

Revista Athena

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ISSN: 2237 - 9304
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

O CAVALEIRO DO SONHO, DE ANA MARIA MACHADO, DOM QUIXOTE, DE MIGUEL DOS CERVANTES E PORTINARI, O PINTOR SOCIAL: UM DIÁLOGO TRÍADE NAS REPRESENTAÇÕES DAS IMAGENS/THE KNIGHT OF THE DREAM, BY ANA MARIA MACHADO, DOM QUIXOTE, BY MIGUEL DOS CERVANTES AND PORTINA

Ano: 2017 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: Angela Maria da Silva Elias
Autor Correspondente: Angela Maria da Silva Elias | [email protected]

Palavras-chave: Literatura; Imagens; Dom Quixote.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe realizar um estudo comparatista da representação das cenas em O Cavaleiro do Sonho (2005), de Ana Maria Machado, Dom Quixote de la Mancha (2002), de Miguel dos Cervantes e as obras de artes plásticas da série Dom Quixote (1956), de Cândido Portinari. São três produções, de diferentes momentos históricos, literários, culturais e sociais, tendo em vista que Dom Quixote de la Mancha faz parte de um contexto do século XVII na literatura espanhola, O Cavaleiro do Sonho de um contexto do século XX, na literatura infanto-juvenil brasileira e Portinari, na criação das obras de arte, série Dom Quixote, no ano 1956 permeando a literatura e outras artes. Diante disso, apresentamos as semelhanças e dessemelhanças que delineiam as imagens, destacando como os autores se apropriam de cada criação literária. Para desenvolver o trabalho de comparação temos como arcabouço teórico e crítico: Benjamin Abdala, Tânia Franco Carvalhal, Renné Wellek, Vera Maria Tietzman Silva e outros.



Resumo Inglês:

This article proposes to perform a comparative study of the representation of the scenes in The Knight of the Dream (2005), Ana Maria Machado, Don Quixote de la Mancha (2002), Miguel dos Cervantes and the works of plastic arts of the series Don Quixote (1956 ), by Cândido Portinari. There are three productions, from different historical, literary, cultural and social moments, given that Don Quixote de la Mancha forms part of a seventeenth-century context in Spanish literature, The Knight of the Dream from a twentieth-century context, in children's literature - Brazilian youth and Portinari, in the creation of works of art, series Don Quixote, in the year 1956 permeating literature and other arts. In view of this, we present the similarities and dissimilarities that outline the images, highlighting how the authors appropriate each literary creation. To develop the work of comparison we have as theoretical and critical framework: Benjamin Abdala, Tânia Franco Carvalhal, Renné Wellek, Vera Maria Tietzman Silva and others. KEYWORDS: Literature; Images;