O presente artigo se insere no contexto da disciplina História e teoria da narrativa, tem por objetivo fazer uma reflexão a respeito do romance enquanto gênero com suas idiossincrasias, o fim do herói no sentido clássico, a presença do hibridismo e o embricamento dos gêneros clássicos na configuração do romance moderno. Para isso elegemos o romance “Memórias de Subsolo” (1864) de Fiódor Dostoievski, buscamos destacar aspectos deste romance em que o autor concebe um narrador e protagonista que faz uma trajetória moral, psicológica, filosófica e existencial. Procuramos fazer apontamentos que destaquem características deste personagem, suas relações com os temas caros aos homens nas suas relações com os outros e com a sociedade.
This article is part of the discipline History and narrative theory, aiming to reflect on the novel as a genre with its idiosyncrasies, the end of the hero in the classical sense, the presence of hybridism and the clasification of classical genres in the setting of the modern novel. For this we chose the novel "Memories of Underground" (1864) by Fiódor Dostoievski, we sought to highlight aspects of this novel in which the author conceives a narrator and protagonist who makes a moral, psychological, philosophical and existential trajectory. We seek to make notes that highlight the characteristics of this character, his relationships with themes dear to men in their relations with others and with society.