NOTAS SOBRE A TRISTEZA NO CINEMÃO
Revista Athena
NOTAS SOBRE A TRISTEZA NO CINEMÃO
Autor Correspondente: Helder Thiago Maia | [email protected]
Palavras-chave: Literatura; Cinema pornô; Paixões tristes.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A partir dos contos presentes na obra Nas matinês do cinema Íris (1986), de Aguinaldo Silva, Cine privê (2009), de Antônio Carlos Viana, e Cine Box (2011), de Julián Gorodischer, pudemos inferir as causas dos encontros tristes nos cinemas pornográficos literários. Nesse sentido, colaboram com a tristeza as interpelações normativas da cisgeneridade, da heteronormatividade e da modernidade. No entanto, apontamos também, por meio da leitura e interpretação do diário La intimidad (2015), de Roberto Videla, para a transformação da tristeza em alegria a partir de uma aprendizagem sobre o corpo e os prazeres dissidentes.
Resumo Inglês:
From the short stories Nas matinês do cinema Íris (1986), by Aguinaldo Silva, Cine privê (2009) by Antônio Carlos Viana, and Cine Box (2011) by Julián Gorodischer, we infer the causes of sad encounters in pornographic theaters literary works. In this sense, the normative interpellations of cisgenerity, heteronormativity and modernity collaborate with sadness. However, we also point out, through the newspaper La intimidad (2015), by Roberto Videla, for the transformation of sadness into joy from a learning about the body and dissenting pleasures.