No conjunto das obras romanescas de Hernâni Donato, percebe-se a predominância de narrativas que traçam o percurso do homem circunscrito a um espaço que faz dele um ser colado à paisagem social e submetido a leis que anulam seu sonho, utopias e capacidade de libertação, impedindo-o de se realizar em sua plenitude humana. Tal é o teor de Filhos do Destino, o primeiro romance de Donato, que cumpre a função de apresentar o escritor na cena literária, tendo por subtítulo “história do café e do imigrante em São Paulo”. A proposta deste trabalho é desvelar as estratégias narrativas utilizadas por Hernâni Donato em sua elaboração a partir de discussões teóricas acerca das vozes narrativas e do romance moderno, enfocando questões temporais, espaciais e a subjetividade do repertório do autor, evidenciando neste processo aspectos de originalidade, que, a partir da reconstrução e reformulação de episódios históricos e do cotidiano dão origem a um novo romance.
In the set of novels by Hernani Donato, one can see the predominance of narratives that trace the path of the man circumscribed to a space that makes him attached to the social landscape and submitted to laws that cancel his dreams, utopias and freedom, preventing him from being realized in his human fullness. Such is the content of Filhos do Destino, Donato's first novel, which fulfills the function of presenting the writer to the literary scene, its subtitle is "History of Coffee and Immigrant in Sao Paulo". The proposal of this work is to reveal the narrative strategies used by Hernâni Donato in his elaboration from theoretical discussions about narrative voices and the modern novel, focusing on temporal and spatial issues and the subjectivity of the author's repertoire, evidencing aspects of originality, which, from the reconstruction and reformulation of historical episodes and the daily life, give rise to a new novel.