O objetivo deste artigo é comunicar os principais resultados que foram obtidos a partir de um estudo de caso sobre estratégias criativas de educação musical, investigadas em três professores de música da Educação Infantil da cidade de Santa Fé no ano de 2016 -2017 .As estratégias criativas de educação musical foram relacionadas ao desenho de Seqüências Didáticas Flexíveis e foram consideradas a partir das contribuições da Educação Experiencial no currículo da Educação Básica. Desse modo, expressa -se a importância de pensar, estudar, projetar e avaliar as práticas pedagógico -musicais referenciadas em um determinado modelo educacional, que obtêm, a partir da criatividade do professor, experiências criativas de aprendizagem.O estudo propõe o desenvolvimento de estratégias criativas de ensino musical que partem do jogo como mediador, das experiências sensoriais como abordagem da experiência estética, da investigação e construção sonora com base no erro do aluno como reflexão e avaliação sobre o tema. ação; interrogando de um modo particular as práticas de educação musical.
El presente artículo,tiene como objetivocomunicarlos principales resultados a los que se arribó desde un estudio de caso sobre estrategias creativas de enseñanza musical,investigadas en tres profesoresde música de la Educación Inicial de la ciudad de Santa Feen el año 2016 -2017i. Las estrategias creativas de enseñanza musical se relacionaron con el diseño de Secuencias Didácticas Flexibles y fueron consideradas desde los aportes Educación Experiencial en el currículum de la Educación Inicial. De esta manera, se expresa la importancia de pensar, estudiar, diseñar, y evaluar prácticas pedagógico -musicales remitidas a un modelo educativo particular, que logran desde la creatividad del maestro, experiencias de aprendizaje creativo. Se postula en dichoestudio el desarrollo de estrategias creativas de enseñanza musical que parten del juegocomo mediador, de las experiencias sensorialescomo aproximación a la experiencia estética,dela indagación sonora y la construcción a partir del error del alumnocomo reflexión y evaluación sobre la acción; interpelando de una manera particular las prácticas de enseñanza musical.