Neste trabalho examinamos poemas de Manoel de Barros, cujas temáticas principais são o olhar e a imagem. Para analisar os poemas recorremos ao método comparativo, contrastando os poemas selecionados com poemas de Charles Baudelaire e Arthur Rimbaud. Além disso, preceitos do Surrealismo foram introduzidos com a intenção de fazer uma aproximação com a obra do poeta. Textos teóricos concernentes à temática da imagem, como os de Octavio Paz e Claudio Willer são também citados de modo a demonstrar como o poeta elabora uma visão singular de mundo pautada em correspondências imagéticas.
In this paper, we analyze Manoel de Barros’s poems, whose main motifs are vision and image. To analyze them, we employ a comparative method, contrasting the selected corpus with other poems by Charles Baudelaire and Arthur Rimbaud. In addition, some concepts from Surrealism have been introduced to construct our interpretation of the poet’s work. Also, theoretical texts concerning the subject of the image, such as Octavio Paz’s and Claudio Willer’s are mentioned in order to demonstrate how the poet elaborates a singular vision of the world based on imagetic correspondences.