O presente artigo tem por objetivoultrapassar a dicotomiaentre a modernidade do turismo religioso e atradição da peregrinaçãopenitente, dando uma atenção especial às estruturas temporais de ereção e organização das caravanas. De fato, tanto o turismo quanto a peregrinação compartilham a experiênciacentral que reside nos transportes e circulações. Com efeito, a coleta de dados sustentada com o uso de entrevistas informais, observações simples e participantes, pesquisa documental e bibliográfica. O lugar escolhido é o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, no Estado do Ceará. Prontamente, somos tomados pela dimensão histórica do território sertanejo e a construção simbólica do lugar de milagres e prodígios; pela subjetividade e misticismo do ato de fazer peregrinação; pelo debate de uma nova racionalidade técnicados transportes e fretamentos turísticos, e por conseguinte novas maneira de absorção de espaços e equipamentos religiosos no turismo no Ceará. Aimaginação volta à tona, porque as viagensem peregrinação abrangem à existência de uma realidade transcendente, uma predileçãopelos centrosde irradiação e convergência dos fenômenos religiosos enraizadosem antigas tradições, narrativaserepresentações.
Palavras-chave: turismo; religião; espaço simbólico; caravana;SantuárioSertanejodo Canindé.
This article aims to overcome the dichotomy between the modernity of religious tourism and the tradition of penitent pilgrimage, paying special attention to the temporal structures of erection and organization of caravans. In fact, both tourism and pilgrimage share the central experience that lies in transport and circulation. In effect, the data collection sustained using informal interviews, simple observations and participants, documentary and bibliographic research. The chosen place is the Sanctuary of São Francisco das Chagas de Canindé, in the State of Ceará. Promptly, we are taken by the historical dimension of thecountryside and the symbolic construction of the place of miracles and wonders; for the subjectivity and mysticism of the act of making a pilgrimage; for the debate on a new technical rationality of transport and tourist charters, and therefore new ways of absorbing religious spaces and equipment in tourism in Ceará. The imagination returns to the surface, because the pilgrimage trips encompass the existence of a transcendent reality, a predilection for the centers of irradiation and convergence of religious phenomena rooted in ancient traditions, narratives and representations.
Keywords:tourism; religion; symbolic space; caravan;Sanctuary Sertanejo do Canindé
Este artículo tiene como objetivo superar la dicotomía entre la modernidad del turismo religioso y la tradición de la peregrinación penitente, prestando especial atención a las estructuras temporales de erección y organización de caravanas. De hecho, tanto el turismo como la peregrinación comparten la experiencia central que reside en el transporte y la circulación. En efecto, la recolección de datos se mantuvo mediante entrevistas informales, observaciones simples y participantes, investigación documental y bibliográfica. El lugar elegido es el Santuario de São Francisco das Chagas de Canindé, en el estado de Ceará. De inmediato, nos lleva la dimensión histórica del campo y la construcción simbólica del lugar de los milagros y maravillas; por la subjetividad y el misticismo del acto de peregrinar; para el debate sobre una nueva racionalidad técnica del transporte y las cartas turísticas, y por lo tanto, nuevas formas de absorber espacios y equipos religiosos en el turismo en Ceará. La imaginación se destaca, porque los viajes de peregrinación abarcan la existencia de una realidad trascendente,una predilección por los centros de irradiación y convergencia de fenómenos religiosos enraizados en antiguas tradiciones, narrativas y representaciones.
Palabras clave:turismo; religión; espacio simbólico; caravana;Santuario Sertanejo do Canindé